Esta última imagem retirei-a da internet e não sei quem foi o fotógrafo.
sábado, 16 de julho de 2011
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Saber envelhecer
Por tudo o que temos vivido à nossa volta, nem sempre o tempo biológico corresponde ao tempo do relógio, pois somos nós que condicionamos o nosso próprio tempo e cada um de nós é diferente do outro.
É certo que factores externos, como o tipo de trabalho, doença ou outros, têm que ver com a nossa maneira de envelhecer,contudo, é o nosso cérebro que comanda as nossas acções, as nossas tomadas de decisão e, ele se mantiver activo, não só protege o envelhecimento do corpo, como também controla o tempo do seu envelhecimento intelectual.
Se, depois de reformado, ficar sentado à espera de ver o tempo passar e não viver, todas as nossas capacidades vão enferrujando, sejam as intelectuais, sejam as físicas, pois umas interagem com as outras, agravando-se contínua e mutuamente.
Então, o caminho é este que vamos seguindo: assistir a aulas (nunca é tarde para aprender), fazer exercício físico e participar em outras actividades, contactar com os outro, não se isolando nunca.
Só assim podemos ir contrariando o relógio do nosso tempo.
Hercília C.
sábado, 9 de julho de 2011
sexta-feira, 1 de julho de 2011
quarta-feira, 29 de junho de 2011
MISSÃO CUMPRIDA
Após 6 meses de intenso trabalho, graças à excelente união existente na Comissão de Alunos, chegámos ao fim da nossa missão.
Não podemos deixar de agradecer mais uma vez à Câmara Municipal de Tomar, a todos os colegas que nos apoiaram e muito em especial, aos nossos professores, que desde o primeiro dia estiveram sempre ao nosso lado.
O nosso reconhecimento especial vai para a professora Aurora e para o marido, professor Arlindo, pois foram eles que compuseram a música do Hino da nossa U.S.T.
Ao professor Manuel Nunes Ferreira agradecemos a sua disponibilidade e ajuda preciosa, pois foi ele que nos ajudou a concretizar o projecto referente à Festa dos Tabuleiros.
Uma palavra de agradecimento à funcionária Sara, que sempre esteve disponível para nos atender.
A todos os colegas desejamos boas férias e até ao próximo ano lectivo.
A Comissão de Alunos
terça-feira, 28 de junho de 2011
VISITA À RUTIS
No dia 27 de Junho do corrente ano, a Comissão de alunos desta UST deslocou-se à sede nacional da RUTIS em Almeirim, a fim de visitar as instalações da mesma e na sequência do convite que lhe tinha sido dirigido pelo seu Presidente, Dr. Luís Jacob.
A RUTIS encontra-se agora em excelentes instalações, num prédio de r/c e 1º. Andar, tendo a Comissão sido bastante bem recebida.
Ainda durante esta visita foram ofertadas 35 obras para a Biblioteca da nossa UST, o que agradecemos em nome de todos.
Foi também proposto pelo Sr. Presidente da RUTIS, que o grupo de teatro da UST integrasse no próximo ano com um dos seus espectáculos ( em conjunto com a Escola Santa Maria do Olival), as comemorações do Ano Internacional do Envelhecimento Activo e Intergeracional que se vão realizar no nosso País.
Dado a Comissão já ter abordado a professora de teatro Ana de Carvalho, e a mesma se mostrar receptiva, foi aceite mais este desafio, sendo em breve remetido ao Gabinete de Educação o respectivo protocolo.
domingo, 26 de junho de 2011
Reflexão para férias
UMA AUDIÊNCIA COM O PRÓPRIO EU
Um amigo muito querido andava atarefadíssimo. Atendia, no mínimo, umas trinta pessoas por dia e acabava, é claro, não atendendo bem a ninguém.
Tratava, durante o dia, de uns quinze ou vinte negócios diferentes. Deslocava-se através de uns cinco lugares. Além de rede interna de telefone, tinha na mesa de trabalho três telefones externos, sendo que, não raro, os três chamavam ao mesmo tempo…
Telefonei a ele, pedindo uma audiência. Precisava de um encontro. Ele marcou imediatamente. Expliquei que não era para mim. Perguntou-me para quem era e levou um enorme susto quando eu disse: o encontro é de você com você!
Pensou, ao princípio, que eu estivesse brincando. Assustou-se quando eu disse: Você não sente. Mas esta correria sua esconde, sem você notar, um medo de encontra-se consigo mesmo…
Sabem que isto de medo de encontrar-se consigo mesmo é mais comum do que a gente imagina? Mesmo quem vai fazer retiro facilmente se embebe com as meditações do pregador ou com trechos de um livro esplêndido que levou para ler…
Cadê coragem para contemplar a própria vida; ver, por dentro, o coração; sentir de perto os pensamentos, os anseios, os sonhos, o rumo geral da caminhada? …
Tenho vis pessoas que parecem dinâmicas, decididas, fortes, sabendo pensar, sabendo querer, mas, na hora de pensar em si, de olhar até ao íntimo do íntimo, mil pretextos surgem, mal escondendo o meio pavor ou o pavor e meio de olhar de cheio o próprio eu …
Note-se que não alimento, de modo algum, que se gaste tempo excessivo em virar e revirar o próprio eu…
Mas entre o exagero de gastar horas, dias, meses, anos em total virada interior e o exagero de fugir de um encontro consigo, nem vacilo me desejar que, ao menos, umas tantas vezes na vida, haja audiência com o seu próprio eu.
Quando notar que anda mais que enchendo, atravancando a vida; quando perceber que o seu dia é atropelo, correria sem vagar para nada e para ninguém; quando as vinte e quatro horas não bastarem e andar precisando de mais doze suplementares¸ quando se surpreender irritadiço, meio eléctrico, dando choque, soltando faísca, trate com urgência de marcar um bom encontro consigo! É mais do que tempo! É mais do que hora!
D. Helder Câmara
Saudações académicas e votos de boas férias para todos!
António M. de Carvalho
quinta-feira, 23 de junho de 2011
VIAGEM A INGLATERRA E ESCÓCIA
Como é sabido, realizou-se uma viagem de oito dias ao Reino Unido (U.K.) visitando-se a Inglaterra e a Escócia, que é governado por um sistema parlamentar com a sede do governo em Londres, sua capital, e é uma monarquia constitucional, sendo chefe de Estado a rainha Isabel II.
No primeiro dia fizemos uma visita panorâmica à capital e no segundo dia, com mapas na mão, partimos à descoberta da cidade, onde destacamos o palácio de Buckingham, a abadia de Westminster, o Big-Ben, a catedral de S. Paulo, a Torre de Londres que foi antiga prisão e agora transformada em museu, o Royal Albert Hall, os famosos armazéns Harrods ( tudo caríssimo para as nossas bolsas) o Parlamento e outros monumentos mais. Aqui experimentámos os táxis e os famosos autocarros vermelhos.
No dia seguinte foi a vez de Oxford, cidade conhecida pela sua prestigiada e antiga Universidade, a que se seguiu a pequena e linda cidade de Strafford-Upon-Avon, onde nasceu o famoso dramaturgo William Shakespeare, autor, entre outros da peça “Romeu e Julieta” e com um mercado pequeno, mas muito colorido e organizado. Dia após dia, fomos visitando York, com um riquíssimo legado histórico e Durham, cidade medieval dominada pela Catedral e Castelo. No quinto dia visitámos Edimburgo capital da Escócia, o seu castelo construído sobre um vulcão extinto, sendo a arquitectura da cidade de características vitorianas (século XIX). À noite, fomos contemplados com um típico jantar escocês e apreciámos um show folclórico celta, já que a sua origem advém daquele povo tão conhecido da nossa história, já que aqui também permaneceram.
Na manhã do sexto dia partimos para Stirling, onde visitámos o seu castelo, famoso pelas batalhas travadas entre escoceses e ingleses. Continuámos para Glasgow, com enprmes mansões em pedra arenosa, uma bela catedral gótica, a Universidade e outros belíssimos monumentos. Fizemos um cruzeiro no Lago Windermere, o mais longo da Inglaterra com grandes mansões a espreitar de entre o verde das suas margens.
Finalmente visitámos Liverpool, cidade dos Beatles, prosseguindo-se a viagem para Manschester, onde embarcámos de retorno a Portugal.
A temperatura oscilou entre 6 e 14 graus, pelo que tivemos de levar agasalhos, impermeáveis e guarda chuvas, mas tudo correu bem, com uma guia muito competente e rigorosa, lamentando, apenas, o facto de dois dos nossos companheiros não terem podido partir, pois foram vítimas dos “amigos do alheio” no aeroporto de Lisboa. Lembrávamo-nos frequentemente do nosso sol, do nosso clima, já que por lá o sol aparece pouco e há muita humidade. Não se pode ter tudo… E agora … até uma próxima viagem.
Maria Hercília Carvalho
domingo, 19 de junho de 2011
O prometido é devido…Aqui deixamos as duas poesias que concorreram ao Hino da U.S.T. e que não foram seleccionadas.
Ó NABANTINA CIDADE
Ó Nabantina Cidade!
Sábia voz dos Templários,
Não nos importa a idade,
Nem o fim dos tempos áureos,
Somos nós cautos avós,
De cabelo a branquear,
Só a Universidade,
Nos projecta à mocidade,
Nos põe na alma cantar,
Ébrios sonhos a voar,
Força e tranquilidade,
Vontade dos alcançar.
A força que nos é dada,
Vem de tempos ancestrais,
Nasceu contigo na espada,
Do famoso Gualdim Pais
E toda a tranquilidade,
Toda a paz e alegria,
Reflecte a santidade,
De Nuno Santa Maria.
REFRÃO
Entre sã camaradagem,
Do saber, novo sentir,
Que pela vida em viagem,
Depois de certa paragem,
Nos ajuda a prosseguir.
Revela a nossa acção,
O actuar diligente,
E toda a dedicação,
Do nosso Corpo Docente,
Este sentido de vida,
Mente sã, caminhos certos,
É a mensagem escolhida,
P`ra legar a nossos netos.
Leonor Loureiro
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
NUNCA É TARDE
Das palavras sai o som
De sentido articulado,
É a fala esse dom
Que tem que ser cultivado.
Nunca é tarde para aprender
Nem tarde para sonhar,
Nunca é tarde para viver
Muito menos para amar.
REFRÃO
Vamos cantar com alegria
Fazer inveja à cotovia,
Deixar as penas para os pardais
Séniores sim, trôpegos, jamais.
Ao passado e à saudade
Não te amarres cegamente
Vive com intensidade
O instante do presente.
Acreditem que é verdade
Que gosto muito de andar
Na Universidade Sénior
Da Cidade de Tomar.
REFRÃO
Vamos cantar com alegria
Fazer inveja à cotovia,
Deixar as penas para os pardais,
Séniores sim, trôpegos, jamais.
Lucinda Simões
Poema
De noite, sem sono, eu penso
Neste mundo, tão bonito...
No que há para lá do infinito
Deste Universo tão imenso...
Penso,repenso e então medito!...
Minha alma agitada, vagueia...
Num mundo de tanta confusão
Logo chego á triste conclusão.
Que a vida é apenas uma ilusão
Minha ideia fica então parada
Também um pouco baralhada...
Penso, afinal o que sou eu?
Acabo por não ser nada...
Quando minha vida terminar.
A minha alma, irá para o Céu?
A resposta não a consigo ter eu.
Minha ideia, vagueia é turbulenta.
Vejam as coisas que ela inventa.
Maria Teresa Saraiva Graça
terça-feira, 14 de junho de 2011
Informação recebida da RUTIS
Fotos do X Encontro Nacional das UTIs
No passado dia 12 de Junho realizou-se em Oliveira de Azeméis o X Encontro Nacional das UTIs. Estiveram presentes 1100 pessoas de 41 Universidades. Foi mais um dia de grande animação e convívio entre professores e alunos das UTIs.
A RUTIS agradece a participação de todos e aos dirigentes, alunos e professores da US de Oliveira de Azeméis o seu trabalho e dedicação.
Podem ver as fotos e o vídeo no nosso facebook (www.facebook.com/rutispt)
domingo, 12 de junho de 2011
Ensaio de um Musical – Aqui há gato!
Terminou mais um projecto de parceria dos alunos da disciplina de Teatro da Universidade Sénior de Tomar com a Escola Secundária Santa Maria do Olival.
Foram seis sessões em que estiveram presentes cerca de 200 participantes num espectáculo musical ( …quer dizer que tem música….tem dança…).
Este projecto teve também a colaboração da Tuna Sabes Cantar, do Grupo de Metais da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e do Curso de Estética e Cabeleireiro do Centro de Formação Profissional de Tomar.
A encenação foi da Professora Ana de Carvalho e as coreografias de Shirin Steve Matias e de Fausto Matias.
A receita dos espectáculos vai ser entregue à Comissão Central da Festa dos Tabuleiros.
Parabéns a todos os que tornaram possível este espectáculo!!!!
(Fotos de Gonçalo Segorbe)
quinta-feira, 2 de junho de 2011
INFORMAÇÃO
JANTAR DE FIM DE ANO LECTIVO
COM HOMENAGEM AOS PROFESSORES
22 de JUNHO – 19 H 30 – Restaurante “O PICADEIRO”
As inscrições para o jantar do fim de ano lectivo podem ser efectuadas nos dias 15 e 16 de Junho na sala de reuniões, mediante o pagamento de 13,00€, por pessoa.
No dia 15 das 09H00 às 12H30.
No dia 16 das 09H00 às 17H00.
EMENTA:
Entradas regionais c/queijo, presunto, chouriço, manteigas e patés;
Sopa
Prato de Carne - Vitela assada à moda de Lafões
Sobremesas
Bebidas Incluídas ( vinho branco e tinto, águas minerais, refrigerantes e café).
Dieta:
Grelhados: Peixe ou carne.
INFORMAÇÃO
Dado não ter sido apresentada nenhuma lista para a eleição de uma nova Comissão de Alunos, informamos todos os colegas que iremos proceder de acordo com o deliberado na nossa reunião de 2011.05.11.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Informações importantes
- Informam-se todos os colegas que a partir de 2ª feira, dia 30 de Maio, a Professora Fernanda Moucho não dará mais aulas.
- A saída para Inglaterra será às 6H junto à U.S.T.
- A saída para Oliveira de Azeméis será às 6H30 também junto à U.S.T. (Não esquecer de levar os emblemas da U.S.T.)
quinta-feira, 26 de maio de 2011
História Comparada das Religiões
Um Rabi fala de Judaísmo
No âmbito da cadeira de História das Religiões, que tem vindo a ser leccionada pelo Pe. Mário Duarte, tivemos, no passado dia 19 de Maio, a visita do Rabi Salas da Comunidade Judaica de Belmonte. Desde antes da Páscoa que foram desenvolvidos contactos na perspectiva de realizarmos uma Ceia Pascal Judaica, para vivermos um acontecimento tão importante para esta religião mãe do Cristianismo que a ela foi buscar ensinamentos, princípios, tradições, celebrações que ainda hoje influenciam a forma como cultuamos o Deus que a ambas é comum. Não foi possível concretizar esse primeiro desejo mas pudemos agora contar com a presença deste chefe religioso que, simpaticamente aceitou o convite do Pe. Mário para vir até nós.
Assim tivemos oportunidade de o ouvir falar sobre o nascimento do judaísmo com Abraão, a sua continuação com os outros patriarcas, a libertação da escravatura do Egipto com Moisés, a organização como povo na terra de Canaã, a sua sobrevivência nos vários exílios a que tem estado sujeito.
A propósito da Libertação pormenorizou a Festa da Páscoa (Pessach), explicando a data em que ocorre, a forma como é celebrada durante sete dias, os alimentos que a compõem e o significado de cada um deles. Esta festa é a maior expressão de alegria porque nela se juntam o sentimento humano e o sentimento religioso.
Falou igualmente de outras festas salientando o Yom Kippur, ou Grande Perdão, o Rosh Hashanah ou Ano Novo (estão no ano de 5761) e o Shavuot ou Pentecostes, dia da recepção da Lei por Moisés.
Explicou que todos os números referidos na Bíblia são simbólicos devendo ser intrepertados por uma ciência chamada Gematria que está relacionada com a Cabala, sendo esta outra ciência que só pode ser estudada quando já se atingiu a maturidade, ou seja, a idade de quarenta anos. Também os nomes têm significados próprios que, geralmente, estão relacionados com acontecimentos que ocorrem durante a gestação da criança. Acreditam que o nome é determinante na vida da pessoa.
Quanto a Deus a quem são dados, na Bíblia, vários nomes, ensinou que esses nomes têm a ver com a forma como Deus se manifestou. O nome tem um corpo definido e cumpre uma função. Deus é um ser incorpóreo, portanto não tem nome nem tempo. Ele é dono do tempo que foi por Ele criado. Para Deus tudo é presente.
Sobre o judaísmo na actualidade disse ter várias linhas: ortodoxos, liberais, reformistas e outros. Isto acontece por causa da libertação/emancipação que se iniciou após a revolução francesa. Foi a partir dela que os judeus puderam estudar conjuntamente com outros povos e assimilar diferentes formas de pensar que influenciaram a sua maneira de viver a fé. Porém a base é sempre a Lei Judaica, consignada no Pentateuco (cinco primeiros livros da Bíblia).
Falou também sobre a forma como no judaísmo é vista a família. Esta é forte e unida. O dia de descanso, o sábado, é para Deus e para a família. Reza-se e convive-se em família particularmente com os filhos com quem se conversa e se brinca.. Assim a família vive numa união muito forte que vai fortalecer a sociedade. É essa uma das razões por que este povo, apesar da sua dispersão pelo mundo se mantém sempre unido e solidário. Um judeu ajuda sempre outro judeu quem quer que ele seja ou onde quer que esteja.
Muitas outras coisas foram ditas, perguntadas e respondidas. A terminar, o Rabi Salas deixou-nos um convite. visitarmos a comunidade judaica de Belmonte
Foi uma aula diferente e enriquecedora que terminou com um agradável almoço com todos os que dele quiseram participar.
Bom será que experiências como esta possam repetir-se. Conviver com aqueles que professam um credo diferente do nosso, conhecer os seus valores e as suas convicções só pode deixar-nos mais esclarecidos e mais respeitadores daqueles que nos rodeiam.
Susete Ferreira
AVISO
Informamos os colegas que nos próximos dias 30 de Maio e 1 Junho não haverá aulas de informática Nível 4.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Poema
A nossa Universidade vai ter que parar
Vêm aí as férias para irmos descansar
Das aulas vamos sentir muitas saudades
Dos colegas e de todos os Professores
Mas, o tempo passará muito rapidinho
Porque, logo, logo teremos que voltar
Em Outubro tudo volta ao seu normal
Trazemos alegria e força de vontade
Começarão as aulas que tanto gostamos
Canto, teatro, informática e até bordados
Português, religião, literatura e história
Todas nos irão ajudar a tudo relembrar
Quando nos encontramos no corredor...
Comprimentamo-nos com muita alegria
Bom dia, bonjour, Good morning, bye,bye
Então,
Rimo-nos porque nos transmite muita magia
Parabéns à nossa querida Universidade
E também à Camara Minicipal de Tomar
Que nos deram este grande encanto
De bons momentos de convívio e de lazer
E aos nossos excelentes Professores
Que bem nos ensinam e estimam tanto.
Maria Teresa Saraiva Graça
terça-feira, 17 de maio de 2011
Agradecimento
Sinto-me radiante por frequentar a U.S.T. desde o primeiro dia da sua existência.
Quando, por qualquer motivo a tiver que deixar, porque só Deus é eterno, a ela ficarei ligada para sempre pelo sentimento.
É a todos os que a ela estão ligados, ou virão a estar, que eu dedico este humilde mas sentido hino ao qual dei o título: – VIVER A VIDA.
A todos os que lhe atribuíram algum proveito, aqui deixo o meu eterno agradecimento.
Lucinda Simões
Tomar, Maio de 2011
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Informação
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Informação - I
A Comissão de Alunos da UST, em reunião de 2011.05.11 e tal como disse no primeiro comunicado deste ano, em que afirmou assegurar os trabalhos até final do ano lectivo corrente, analisou o ponto de situação, e decidiu:
- Dar início ao processo eleitoral para um mandato de dois anos, de forma a que o mesmo esteja concluído no final deste ano lectivo;
- As datas para apresentação de listas encontram-se afixadas no placard, bem como as normas para apresentação das mesmas, aprovadas em reunião geral de alunos;
- Caso não apareçam quaisquer listas, esta comissão entregará tudo o que tem em seu poder à Senhora Coordenadora, uma vez que entende que chegou ao fim o seu ciclo de trabalhos.
Informação - II
Datas para o processo de eleição de nova Comissão de Alunos:
Apresentação de listas – dia 2011.05.27 das 14 Horas às 17 Horas na sala de reuniões da UST;
Afixação de listas – de 2011.06.02 a 2011.06.09 na UST;
Votação – dia 2011.06.20 das 09 Horas às 17 Horas na sala de reuniões da UST.
Informação - III
Tal como foi aprovado na reunião geral de alunos, aqui ficam as normas para eleição da Comissão de Alunos:
1º. - Apresentação de listas no prazo de 15 dias, para um mandato de dois anos.
2º. – Cada lista deverá ter 5 membros efectivos e 2 suplentes, devendo ser subscrita por um mínimo de 10 alunos.
3º. – Afixação das listas durante 8 dias.
4º. – Acto eleitoral a realizar 5 dias após o terminus do prazo de afixação das mesmas.
5º. – Tomada de posse imediatamente a seguir ao conhecimento dos resultados.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
VIAGEM A INGLATERRA E ESCÓCIA
Informamos todos os alunos que vão realizar a viagem a Inglaterra e Escócia, que deverão estar presentes no dia 07 de Junho de 2011 pelas 10H30 nas instalações da UST, para uma reunião com a representante da Top Atlântico, onde será entregue toda a documentação para a viagem e serão prestados todos os esclarecimentos a dúvidas existentes.
domingo, 8 de maio de 2011
PERFIL DO CHEFE
O chefe não é autoritário,
O chefe tem que dar ordens;
O chefe não é omnipotente,
O chefe tem de ter poder;
O chefe não sabe tudo,
O chefe tem de ser competente;
O chefe não tem servos,
O chefe tem de ter colaboradores;
O chefe não tem que ser recusado por todos,
O chefe pode ser recusado por alguns;
O chefe não é só razão,
O chefe, por vezes, tem de pôr a razão acima do coração;
O chefe não é o único a falar,
O chefe tem que saber ouvir;
O chefe não é herói,
O chefe tem que ser corajoso;
O chefe não é o mais importante,
O chefe tem que ser notado;
O chefe não tem que ser imposto,
O chefe impôe-se pela atitude.
António M. de Carvalho
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Informação - Hino da U.S.T.
Apesar de só agora ter sido comunicado às concorrentes qual o poema vencedor, a Professora Aurora juntamente com o seu marido Professor Arlindo Marques têm estado a trabalhar na música para o poema e hoje já tivemos um cheirinho de como vai "soar" o nosso hino. Esperamos que já o possamos ouvir, na nossa festa de fim de ano, cantado pelo nosso excelente côro.
Mais uma vez os nossos agradecimentos a todos os intervenientes neste processo.
Deixamos o poema escolhido para se irem familiarizando com a letra.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
INFORMAÇÃO
PIQUENIQUE
A Comissão de Alunos da UST informa que vai realizar um PIQUENIQUE no dia 25 de Maio de 2011 na Pia do Urso – S. Mamede ( a cerca de 5 Km de Fátima) com concentração pelas 10H no Mercado Municipal.
O Transporte é efectuado em viaturas próprias.
Os participantes devem levar farnel para partilhar em grupo.
Os interessados devem proceder à sua inscrição na folha que se encontra afixada no placard.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
AVISOS:
3.ª FEIRA, DIA 3 DE MAIO: A AULA DE CANTO TEM INÍCIO APENAS ÀS 11H30
4.ª FEIRA, DIA 4 DE MAIO: NÃO HÁ AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA, COM A PROFESSORA FÁTIMA FERREIRA DA SILVA
sábado, 23 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
Poema…
Descreve-me o silêncio....
Não questiones o mar....
Despe-o ao invés...
Deixa tudo ao esquecimento...
Mergulha de vez na tua eloquência
Da mudez, rasga a palavra, recorta-a
Até que dela só reste...nada.
Então aí , talvez de ti digam que,
Finalmente és uma pessoa banal....
Ou então nem assim.
Porque de ti já sabem
Que acordas cada dia com a loucura
E tens por amante a poesia
Teresa Oliveira
(Poema enviado pela colega Teresa Lemos)
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Um sonho inesquecível
Tive um sonho que achei maravilhoso, por isso vou tentar escrevê-lo para jamais o esquecer.
Estávamos na Primavera. Ao acordar, chego à minha janela e vejo que o dia está lindo, convindando a um passeio para desfrutar do sol que estava bem quentinho.
Saí e fui andando, não sei bem para onde mas um pouco mais à frente encontro um belo jardim com flores de todas as cores e lindas borboletas que rodopiavam em meu redor.
Sentei-me um pouco , para desfrutar daquela beleza e descansar. Ao levantar-me tenho a sensação que lá muito longe ouço o bater das ondas do mar.
Recomecei a caminhada , ouvindo cada vez mais esse ruído um pouco mais forte.
Sabem o que pensei? Parecia que me estava a chamar.
Um pouco mais à frente encontro uma floresta muito densa, mas muito bonita. Fiquei um pouco assustada, porque não sabia que caminho devia de tomar.
Não desanimei, continuei a andar, mas eis que, de repente, encontro uma clareira muito bela, onde o sol resplandecia e lá estava o mar com um azul maravilhoso, tão manso que mais parecia um lago. Havia muitos penhascos repletos de flores como eu nunca tinha visto,
De repente, começo a ouvir gritos; era gente, muita gente e lá fui a correr até os alcançar para ver o que se estava a passar.
Fiquei perplexa porque no fundo de uma ravina, entre os rochedos, estava uma menina muito bela com raminhos de flores na mão. Estávamos muito admirados como teria ido ali parar? Logo comecei a pensar como poderia ir buscá-la.
Fui descendo lentamente, arranjando forças sem ter uma explicação para tal. Quando chego perto dela para pegar-lhe, sorriu para mim e começou a subir ao Céu largando as florinhas sobre nós.
Acordei de repente, um pouco assustada , mas ao mesmo tempo fascinada com aquela visão tão maravilhosa. Gostava que tivesse sido real para tornar a ver aquela menina de um beleza indescritível e que jamais vou esquecer.
Espero que gostem deste meu sonho...
Eu, achei-o lindo...
Teresa Saraiva Graça
-
No dia 24 do corrente, no âmbito da disciplina "Multiculturalidade da História de uma região no País", a aula foi na Igreja Santa ...
-
A nossa Universidade nas Marchas Populares, que ocorreram no dia 23 de junho. O Grupo das Danças Tradicionais e o Grupo da Tuna participaram...
-
A Festa de Natal da Universidade Sénior de Tomar, decorreu, este ano, no Cine-Teatro Paraíso, no dia 18 do corrente. Contámos com a presença...