quinta-feira, 23 de junho de 2011

VIAGEM A INGLATERRA E ESCÓCIA

Inglaterra 2 228 (Grupo da UST)

Como é sabido, realizou-se uma viagem de oito dias ao Reino Unido (U.K.) visitando-se a Inglaterra e a Escócia, que é governado por um sistema parlamentar com a sede do governo em Londres, sua capital, e é uma monarquia constitucional, sendo chefe de Estado a rainha Isabel II.

No primeiro dia fizemos uma visita panorâmica à capital e no segundo dia, com mapas na mão, partimos à descoberta da cidade, onde destacamos o palácio de Buckingham, a abadia de Westminster, o Big-Ben, a catedral de S. Paulo, a Torre de Londres que foi antiga prisão e agora transformada em museu, o Royal Albert Hall, os famosos armazéns Harrods ( tudo caríssimo para as nossas bolsas) o Parlamento e outros monumentos mais. Aqui experimentámos os táxis e os famosos autocarros vermelhos.

Inglaterra 1 118( Palácio de Buckingham)

Inglaterra 1 147 (Big-Ben)

No dia seguinte foi a vez de Oxford, cidade conhecida pela sua prestigiada e antiga Universidade, a que se seguiu a pequena e linda cidade de Strafford-Upon-Avon, onde nasceu o famoso dramaturgo William Shakespeare, autor, entre outros da peça “Romeu e Julieta” e com um mercado pequeno, mas muito colorido e organizado. Dia após dia, fomos visitando York, com um riquíssimo legado histórico e Durham, cidade medieval dominada pela Catedral e Castelo. No quinto dia visitámos Edimburgo capital da Escócia, o seu castelo construído sobre um vulcão extinto, sendo a arquitectura da cidade de características vitorianas (século XIX). À noite, fomos contemplados com um típico jantar escocês e apreciámos um show folclórico celta, já que a sua origem advém daquele povo tão conhecido da nossa história, já que aqui também permaneceram.

Inglaterra 1 165(Universidade de Oxford)

Na manhã do sexto dia partimos para Stirling, onde visitámos o seu castelo, famoso pelas batalhas travadas entre escoceses e ingleses. Continuámos para Glasgow, com enprmes mansões em pedra arenosa, uma bela catedral gótica, a Universidade e outros belíssimos monumentos. Fizemos um cruzeiro no Lago Windermere, o mais longo da Inglaterra com grandes mansões a espreitar de entre o verde das suas margens.

Inglaterra 2 028 (Castelo de Stirling)

Finalmente visitámos Liverpool, cidade dos Beatles, prosseguindo-se a viagem para Manschester, onde embarcámos de retorno a Portugal.

A temperatura oscilou entre 6 e 14 graus, pelo que tivemos de levar agasalhos, impermeáveis e guarda chuvas, mas tudo correu bem, com uma guia muito competente e rigorosa, lamentando, apenas, o facto de dois dos nossos companheiros não terem podido partir, pois foram vítimas dos “amigos do alheio” no aeroporto de Lisboa. Lembrávamo-nos frequentemente do nosso sol, do nosso clima, já que por lá o sol aparece pouco e há muita humidade. Não se pode ter tudo… E agora … até uma próxima viagem.