quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Universidade Sénior de Tomar em Cascais

Mais uma vez a nossa Universidade proporcionou uma visita de estudo, desta vez a Cascais.
A primeira visita foi à Casa Das Histórias Paula Rego, sob a temática "Mudam-se as histórias, mudam-se os estilos", onde tivemos oportunidade de contactar com uma série de obras desta artista, nas suas diferentes fases de criação. A visita foi guiada por uma técnica especializada na obra da autora, o que nos permitiu observar aspetos e pormenores específicos das diferentes técnicas ligadas à pintura / desenho e respetiva simbologia, emoções e expectativas, ligadas à vida da artista.
Ainda bem que Portugal reconheceu a sua obra dedicando-lhe este magnífico espaço.
A segunda visita do dia 30, também no âmbito das disciplinas de Literatura Portuguesa e Multiculturalidade, ainda em Cascais, o Museu do Mar dá-nos uma perspetiva da vida das gentes do mar que vinham de outros locais para se dedicarem à pesca sobretudo de cetáceos de várias dimensões e categorias. 
Cascais só adquire importância a partir do momento em que a família real ( D. Luís I) a escolhe para passar férias no verão e a aristocracia também começa a construir as suas casas. Até aí era uma zona de praia mal cheirosa, onde as pessoas que aí iam em passeio diziam " A Cascais nunca mais!" 
D. Luís I era um grande amante do mar e transmitiu esse gosto aos filhos, sobretudo a seu sucessor D. Carlos que muito contribuiu para o desenvolvimento da Ciência ligada a Mar. 
Tudo isto está documentado nesta visita ao Museu do Mar.





                                                                            







 
                                                                                 



























































Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor