sexta-feira, 16 de junho de 2023

Museu Calouste Gulbenkian e Museu do Chiado

No dia 14, do mês corrente, a viagem foi até Lisboa - Museu Calouste Gulbenkian e Museu do Chiado, no âmbito das disciplinas de Pintura, sob a batuta das professoras Helena Rios e Zita Quinás. A visita ao Museu Gulbenkian foi guiada o que nos proporcionou uma viagem pela eclética coleção adquirida por Calouste Sarkis Gulbenkian, ao longo da sua vida e reunida, já após a sua morte, neste Museu, abrangendo diferentes épocas, culturas, objetos que vão desde a Antiguidade Clássica até ao início do século XX.
Do acervo, de cerca de 6000 peças, apenas estão expostas ao público cerca de 2000, distribuídas por diferentes núcleos, abrangendo escultura, pintura , arte do Livro ( aqui uma raríssima Bíblia escrita em arménio, entre outros espécimes), numismática, cerâmica decorativa, azulejaria, tapeçaria, ourivesaria... e, na última sala da visita, a emblemática exposição das peças de Lalique. Também pudemos visitar, aqui livremente, as diferentes colecções do Centro de Arte Moderna, reunindo obras de Paula Rego, Amadeo de Souza-Cardoso, Vieira da Silva, entre outros artistas... agora localizada no edifício central do complexo do Museu da Fundação, devido a obras no edifício deste centro.
Claro que pudemos ainda fruir do exuberante jardim, de toda aquela mancha verde que nos proporcionou algum repouso e convívio!...
Como podemos estar orgulhosos pela existência desta Fundação em Portugal, e pelo seu importante papel no desenvolvimento da Cultura em Portugal.
Depois do almoço fomos ao Museu de Arte Contemporânea do Chiado. Criado em 1911 e reaberto em 1994 ( durante o incêndio do Chiado, as obras, por uma questão de precaução, foram retiradas) este Museu está sediado no espaço do antigo Convento de São Francisco da Cidade, fascinando-nos logo à entrada com os seus tetos, reminiscências desta época.
A colecção permanente do Museu atravessa a história da arte em Portugal, desde 1850 até aos nossos dias, possuindo um diversificado acervo que inclui pintura, escultura, desenho e fotografia, vídeo...O Museu promove ainda exposições temporárias, tendo nos sido proporcionado uma viagem pelas obras de Salgado Veloso, Jorge Barradas ( No jardim na Europa), entre outros objetos da colecção permanente.
É bom aprendermos a conhecer o nosso Património como forma de conhecermos e valorizarmos a nossa Identidade!!








































                                    




                                                                              






































Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor