sábado, 3 de fevereiro de 2024

Visita de Estudo - Aveiro

Ontem, dia 2, dia repleto de sensações, convívio, conhecimento, novidades... de manhã, visita ao museu Santa Joana, suas capelas e vida da princesa que se despediu da vida palaciana para se encerrar em diversos conventos, acabando no mosteiro da vila de Aveiro, onde viveu e morreu. Mais uma vez tivemos à nossa frente e pudemos observar a riqueza da talha dourada, com sua profusão decorativa, e pormenores da vida da beata, constantes nos registos que se seguem.
Obrigada Doutoras Albertina (amiga Tinita) e Maria da Luz pelo vosso precioso acompanhamento.
Seguiu-se a visita ao Museu da Vista Alegre, situado no terreno da fábrica de porcelanas com o mesmo nome. O Museu expõe o registo da evolução no fabrico da porcelana portuguesa. Inaugurado no ano de 1964, e tendo recentemente sido objeto de um profundo processo de ampliação e requalificação, tem patente ao público uma vasta gama de magníficos exemplares da porcelana decorativa e doméstica.
Quanto à Capela da Vista Alegre, esta foi mandada construir pelo Bispo de Miranda do Douro, D. Manoel de Moura Manoel (1632-1699), na sua quinta, em Ílhavo. É dedicada a Nossa Senhora da Penha de França. Classificada Monumento Nacional.
Ao entrar na capela pode-se observar a sua riqueza, estruturada em sectores distintos pela sua função e decoração. A parte baixa apresenta painéis de azulejos setecentistas, que representam a vida de Nossa Senhora, separados da tribuna por um friso em pedra. No teto abobadado é possível observar um fresco que representa a Árvore de Jessé, sendo o arco triunfal sobreposto por um nicho com uma imagem de Cristo Ressuscitado. No espaço da capela-mor encontra-se uma das peças mais interessantes do conjunto: o túmulo do bispo fundador da igreja. 
Visita de Estudo organizada pelas professoras: Zita Quinás, Eva Tavares e Helena Rios. 
Estão de parabéns.
Bem hajam! 

































































Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor