quinta-feira, 23 de março de 2023

Roteiro INCoDe.2030

No dia 21 de março, no âmbito do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital – Sustentabilidade, houve diversos workshops na Universidade Sénior de Tomar. O inicio e o encerramento do evento foi na Biblioteca Municipal de Tomar.
Na parte da manhã decorreu o workshop na UST “Eu sou digital”. Na parte da tarde foram dois em simultâneo. Um foi sobre “Desafios e boas práticas de CIBERSEGURANÇA” e o outro sobre o SNS24. O workshop sobre a CIBERSEGURANÇA mostrou-se desafiador e muito interessante. Contámos com a presença de elementos da PSP com intervenções muito oportunas para além de outros intervenientes. Alguns exemplos apresentados sobre CIBERSEGURANÇA:
- Verificar se o site onde nós queremos entrar é seguro em: https://siteseguro.deco.proteste.pt
- Notificar incidentes (burlas online): https://www.cncs.gov.pt/pt/
- Verificar se a nossa password foi roubada: haveibeenpwn.com
Os participantes ficaram com mais capacitação digital, sem dúvida.
Quem pretender aprender mais sobre esta temática poder-se-á inscrever no CURSO INTRODUÇÃO À CIBERSEGURANÇA, em: http://ptsoc.pt.pt ou Qrcode. É gratuito.
O workshop do SNS24 começou com a intervenção de dois elementos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP, cujo site é www.ipst.pt e baseou-se na importância da dádiva de sangue enquanto um ato de cidadania participativa. Muitas vezes frisando que dar sangue pode salvar muitas vidas. Explicaram tudo o que está relacionado com o sangue, desde a sua constituição até o processamento do mesmo. No dia 14 de abril haverá uma colheita de sangue no Instituto Politécnico de Tomar. Foi-nos pediu para passarmos a palavra a filhos, netos, amigos... Após a intervenção deste, iniciou-se a intervenção sobre SNS. Falou-se da App, suas vertentes e hipóteses mas, o que nos chamou mais a atenção foi na hipótese de se fundar um balcão SNS, que terá de ser pedido por uma junta de freguesia, uma Loja do Cidadão, Misericórdia ( mas aqui destina-se apenas a utentes da mesma). Aqui, na zona Centro, há muito poucos, concentrando-se na zona de Coimbra. Estes balcões são fundamentais para ajuda da população.
















Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor