quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Museu da Rádio e Televisão de Portugal

No âmbito da disciplina “Jornalismo”, lecionada pelo professor Armando Rebelo, foi dia de mais uma aventura pela nossa capital, mais propriamente ao Museu da Rádio e Televisão de Portugal. Nada como uma visita ao vivo para se compreender a evolução dos tempos, nesta área propriamente dita.
O nosso país é o único que, dispõem assim de um espólio em óptimo estado de conservação, alusivo à RTP. Isto deve-se ao facto, de alguns países Europeus, verem-se envolvidos, nessa altura, na guerra, cujos efeitos dos bombardeamentos danificaram seriamente este género de instrumentos, bem como o que lhes apareceu…pela frente.
A área museológica conta com mais de 5000 peças distribuídas entre o núcleo museológico da Madeira, a Coleção Museológica, a Reserva Visitável e a Reserva Técnica. A coleção beneficia, também, do contributo dos espólios, nomeadamente, de Fernando Pessa, Maria Leonor e Pedro Moutinho, figuras incontornáveis da história da rádio e da televisão.
O projeto museológico visitável da RTP nasceu em outubro de 2009 e têm assegurado o seu melhor empenho e dignidade. Este projeto visa proteger, preservar e divulgar os aparelhos de realização, difusão e receção da história da rádio e televisão, sem esquecer alguns dos momentos mais marcantes da produção de conteúdos radiofónicos e televisivos que se assumem como um tributo à excelência do Serviço Público e ao trabalho de todos os profissionais da Rádio e Televisão de Portugal. O projeto museológico visitável da RTP possibilita uma interação do visitante com o passado, através da recriação de um estúdio de rádio dos anos 50 e um contacto com o presente através de um moderno estúdio de televisão onde o visitante pode gravar a sua própria emissão.
Bem hajam!
30-01-2019










































Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor