Como já vai sendo costume durante este ano, a professora da disciplina que organiza a respectiva viagem de estudo, escreve um artigo sobre o porquê e sobre a experiência da viagem, sempre com grande talento.
A coordenadora faz o resumo resumido da mesma, mas numa versão muito "soft"!
Viagem a Lisboa no dia 22 de Maio
"Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência"
Belo dia o de hoje ------Multireligioso!
A viagem prometia...na carrêra ...o senhor padre Mário logo de manhã nos abençoou com a sua presença !
Chegados à capital, hindu com eles e pés ao léu! Ficámos a saber do calendário lunar, da importancia da palma da mão, e do Mantra e do Hom sempre a vibrar dentro de nós--que até agora ainda continuo a meditar em sânscrito, porque é que Shiva é azul com 3 olhos e porque andarão homens, mulheres e até as vacas com o bindi pintado na testa.
Também ouvimos contar que na Índia, quando os meninos ficam de tromba...de elefante, passam a chamar-se Ganixa! Ficámos um pouco apreensivos com a recomendação de não misturar os Karmas, principalmente aquela parte de não misturar nas refeições carne e peixe!
Mas o que muito me intrigou foi ver abandonados no colchão em frente ao padre...nosso -- 2 bíblias em alerta, uma da Vodafone e outra da Tmn!
E de mistério em mistério, rumámos à Mesquita e recebidos agora pelo Iman Munir, homem observador, cauteloso, persuador, que nos quis convencer que o Islão respeita acima de tudo a mulher e que o Ramadão e Meca, são os fortes da sua religião!
Na mesquita que está aberta ao culto desde 1985 e tem 4 pisos, almoçámos agradavelmente e se dúvidas tínhamos com dúvidas ficámos!
( Intervalo para introspecção profunda, em compras no Corte Inglês .....)
Para encerrar a viagem ...eis que os homens se cobrem com a kipa e parecem outros....mas mais velhos e judeus. Estamos pois na vestuta Sinagoga de Lisboa, construção do princípio do século 20 ...e a Tora no armário voltado para Jerusalém, a Assembleia de 10 homens, número necessário para realizar o culto e a festa do Sabbath! E lá vem a comida de novo..pena é a parte de não se poder comer marisco!!!
Uma coisa me consolou. As mulheres estão separadas dos homens, no culto, mas confortavelmente almofadadas ( nesta parte passei pelas brasas e desejei ardentemente estar no andar de cima! ). O rabino reza, mas para nós é hebraico! A Menorah segue os preceitos deste grupo---todos tratados por igual!!
Conclusões:
O Senhor padre Mário esteve sempre no meio de nós!
Deus é só um, embora haja muitos mais!
Sacerdotes, Imans, rabinos ou ou ou, muito nos ensinaram e este fim de semana será concerteza de profunda reflexão ....até que na missa de domingo, o Padre nosso nos tirará estas dúvidas infernais e que Deus ..qualquer um nos perdoe esta composição.
P.S. --Um conselho duma pessoa bem viva: Não se preocupem tanto com a morte , a vossa ---Cromados,vestidos, despidos, com ou sem caixão ou empedrados, todos marchamos !!!!!!!!!!! Mas até lá, façam favor de ficar bem vivos!!!
Mª José Frederico
2 comentários:
Só uma pessoa dotada de um grande espírito de observação e de sentido de humor, poderia resumir desta maneira, aquilo que se passou. Mas eu já te conheço...
Continua sempre com este espírito, que te levará, certamente, a uma longa vida... a alegria genuína e a atitude positiva que transmites é uma terapêutica extraordinária.
Obrigada Hercília pelas tuas palavras tão simpáticas,mas também há uma parte de ti nesta caminhada,já que fazes parte dos meus amigos e companhiros de luta há muitos e bons anos! Bj.
Enviar um comentário