quinta-feira, 11 de abril de 2013

Visita de Estudo a S. Miguel de Seide – 2ª parte

 

DSC01946 

E enquanto a professora de Literatura Portuguesa --Subcoordenadora Fernanda Moucho -- trabalhava arduamente, a Coordenadora Maria José, descansadamente elaborou um resumo resumido desta camiliana aventura.

   "Numa manhã escurosa, nebulosa e principalmente chuvosa, um merouço de alunos bem apessoados, mal sonhados, mas intrépidos,amontoavam-se no lúgubre e húmido local de recolha de passeantes, para darem início a uma romântica e molhada viagem, mas Joaquinamente cuidadosa, com o firme e único propósito de se empanturrarem com a esquecida camiliana cultura!

    A doutora destas cousas e causas encarregou-se de não deixar que ninguém mergulhasse nos braços de Morfeu, falando e lendo disto, daquilo, e daqueloutro com tal entusiasmo e saber, que levou até, o atento motorista a levantar com cuidadosa perícia, seu braço do círculo conducente!

    E eis-nos chegados ao sítio encantado -- S.Miguel de Seide / Camilo Castelo Branco -- uma bela casa minhota, pouco castelo, algo branca e muito Camilo!

    E para que conste -- a sorte protege os audazes -- tivemos a camiliana sorte de ter um guia, Rei--naldo de seu nome, com chafarizes de charme, que nos transportou ao século 19 numa gincana linguística de arregalar os olhos, numa cegueira de tudo aprender e relembrar. Abençoado Rei--naldo que nos deliciou, deslumbrou, encantou, aprisionou .... e finalmente libertou ... para o saboroso almoço!

    Já na carrera, nada melhor para uma digestão harmoniosa das vitualhas seidosas, que a leitura melodiosa de alguns poemas a despropósito do tema, pela mesma teimosa de sempre, Fernanda a literata|

     Mas antes do entorpecimento total, ala com elas e os poucos eles que Romântico .... Museu. A guia, o guia, os guias, uns trambolhos, carago!

     De berdade bos digo que é bom estar entre amigos, é bom oubir a outra a bersejar, é bom ler, falar, oubir, mas é especialmente bom ... estar bibo carago!

     Deseijo-vos de curação, carradas de saúde para nobas e frutuosas biaigens por este nosso belo país adentro e afora e para a próxima, botai-me um adesibo na boca que nem uma palabra botarei! Bem haijam e obrigada pela bossa companhia!

      P.S.- Eu não bos abisei que no Porto não chobia,CARAGO!?!"

Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor