No passado dia 30 de maio, realizou-se mais um Encontro Nacional das Universidades Seniores pertencentes à RUTTIS, em Castelo Branco, e, claro, a nossa Universidade marcou presença, participando no certame com cerca de 50 elementos, dos mil e tal presentes, num total de 26 Universidades participantes.
Após o encontro com a nossa madrinha, deu-se início à concentração e desfile pelas ruas da cidade, cada grupo com sua bandeira, seguido dos seus participantes. É sempre uma alegria, revêem-se amigos e colegas de antigas profissões, que frequentam outras Universidades, como se canta e grita "Vivam as Universidades Seniores “! Uma vez chegado o desfile à Camara Municipal de Castelo Branco, os coordenadores, com mais um elemento, dirigiram-se para a escadaria de acesso ao edifício municipal e aí foram feitos vários discursos, do Coordenador da Universidade Sénior anfitriã, do Presidente da Câmara de Castelo Branco, do Presidente da RUTIS. Todos foram unânimes em considerar que as Universidades Seniores são uma mais valia para cada Município que as apoia, são uma terapia para quem as frequenta, são uma fonte de partilha de experiências, de saberes, de maneiras de estar, de relações interpessoais, de afetos... É um local onde todos se mexem, se mantém ativos, onde muitas vezes os professores também são alunos e os alunos professores. Cada um carrega um património valioso daquilo a que chamamos Escola da Vida!Aqui, após os discursos, foi entregue a todas os grupos um presente em cerâmica, obra de um elemento da Universidade local, onde o cravo, típico do bordado de Castelo Branco, constituiu a imagem de marca de toda a Festa!
Seguidamente o nosso grupo foi visitar o Museu Cargaleiro, findo o qual se dirigiu para o almoço e animação cultural na Quinta da Dança, que numa grande sala, decorada como se de um casamento se tratasse, albergou cerca de 1400 pessoas. Excecional! E estávamos todos à vontade. Isto fez-nos pensar e questionar se alguma vez quiséssemos levar a cabo esta iniciativa, onde poderíamos realizar a refeição? Sim, porque o resto... temos gente com qualidade e força para isso!
Temos de agradecer à Câmara Municipal e à nossa vereadora Rita Freitas, pela cedência de transporte, o que facilitou, em muito, a nossa viagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário