terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Aula no exterior - Igreja Santa Maria do Olival

No dia 10 deste mês, no âmbito da disciplina "Multiculturalidade da História de uma Cidade num País", a aula foi no exterior nomeadamente na Igreja Santa Maria do Olival.
O primitivo Templo foi fundado por volta de 1160 por Gualdim Pais, Mestre da Ordem do Templo, no local onde, anteriormente, provavelmente, se erguia um mosteiro de Ordem Beneditina.
Igreja bailia, dedicada a Santa Maria, serviu de panteão da Ordem onde no interior, podemos encontrar os túmulos góticos de Gualdim Pais, do Mestre Lourenço Martins e do Mestre D. Gil Martins.
Na segunda metade do século XIII, durante o reinado de D. Afonso III, a primitiva igreja sofre uma reforma, dando lugar ao edifício gótico atual
O interior de três naves é amplo e iluminado por uma grande rosácea existente na fachada. Apresenta um despojamento exterior e interior, próprio das Ordens Mendicantes. Acredita-se que o seu construtor também tenha trabalhado nas obras do Mosteiro de Alcobaça.
Em frente, a um nível superior, encontra-se uma torre de planta quadrangular que se julga ter tido um túnel que ligava a Igreja ao Castelo Templário de Tomar.
Constitui este templo um dos mais simbólicos edifícios da arte gótica em Portugal.
É considerado Monumento Nacional desde 1910.
Foi uma aula bastante enriquecedora.











 
















Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor