quarta-feira, 13 de junho de 2018

Visita ao Dino Parque- Lourinhã

Mais uma visita de estudo...
Esta visita efetuou-se no dia 12 do mês corrente, no âmbito de “Literatura Portuguesa” lecionada pelo professor Paulo Valente, ao Dino Parque e ao Museu da Lourinhã. O Dino Parque é o maior museu ao ar livre de Portugal, inserido numa área de 10 hectares, incluindo 4 percursos correspondentes a algumas das mais importantes épocas da historia da terra: O fim do Paleozóico, O Triásico, O Jurássico e O Cretácico. Ao longo destes percursos podem ser observados mais de 120 modelos de dinossauros e outros animais à escala real.
Além dos percursos ao ar livre, no edifício central do Dino Parque visitou-se a exposição do Museu da Lourinhã, exibindo o seu fantástico espólio de descobertas paleontológicas. No laboratório é também possível observar, ao vivo, a preparação de fósseis.
Entre os fósseis com 150 milhões de anos encontram-se vários vestígios de dinossauros carnívoros como o Lourinhanosaurus antunesi, dos gigantescos herbívoros como o Dinheirosaurus lourinhanensis ou dos vários ovos fósseis de dinossauro carnívoro contendo os mais antigos embriões de dinossauro de todo mundo e o segundo maior ninho conhecido, com mais de 100 ovos.
O Museu expõe uma série de dinossauros que são os únicos exemplares conhecidos destas espécies. Também é possível observar fósseis diferentes invertebrados, peixes, crocodilos, pterossauros, tartarugas, mamíferos, etc. de diversas idades geológicas. Também possui o maior espólio etnográfico da Região Oeste com a representação de profissões antigas como o correeiro, segeiro, pitrolino, amolador, tanoeiro, etc. sendo uma valiosa herança da cultura regional e nacional.
Entre as diversas peças da coleção de Arte Sacra destaca-se uma maquete do séc. XIX de uma magnífica basílica nunca construída.
Agradece-se a cedência das fotos.
Mais uma profícua aventura!































Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor