quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Visita de Estudo ao Vale Fervença

No dia 25 de janeiro foi dia de mais uma visita de estudo, desta vez ao Vale da Fervença - Concelho de Tomar.
Vestígios de romanização na nossa região...
As estradas romanas eram de vários tipos, que vão desde pequenas estradas locais a estradas amplas e de longa distância, construídas para ligar pequenas villas, grandes cidades e bases militares. Dado a sua construção em pontos estratégicos, muitas destas vias continuaram a ser utilizadas ao longo dos tempos, sofrendo, consequentemente, várias transformações e adaptações consoante as necessidades de cada época. Há, no entanto, pequenos troços destas vias que chegaram até nós, na maior parte das vezes, em mau estado de conservação, dado o abandono e ausência de utilização nos nossos dias.
Neste sentido, soube, através de uma aluna e de um morador de Fervença da existência dum troço de uma pequena via que, segundo eles, já referenciada como romana, junto à ribeira local que, pela sua localização, ligaria propriedades agrícolas, dado inserir-se numa das zonas mais férteis do concelho.
A construção de pontes foi outro dos grandes feitos da romanização. No mesmo vale, a alguns metros de distância desta pequena via, encontra-se uma ponte com dois arcos de volta perfeita, que atravessaria uma outra ribeira, hoje seca, de construção também "à moda romana".
O traçado dos regos de água lajeados também foram alvo da nossa curiosidade, pela sua beleza, desenho e funcionalidade, assemelhando-se a condutas de aquedutos.
Apesar de alguma chuva no início da visita, a riqueza da mesma e beleza do local a todos encantou... Mais uma viagem ao desconhecido... Afinal aqui tão perto!



























 



Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor