quinta-feira, 15 de maio de 2014

“Tomar, a História de uma cidade na História de um País”.

 

No dia 13 de Maio deslocaram-se à antiga FAI os alunos da Universidade Sénior para visitarem o Museu da Água e do Trabalhador, no âmbito da disciplina de “Tomar, a História de uma cidade na História de um País”.

 

O grande obreiro deste Museu é um funcionário camarário chamado Leonel António, que logo se prontificou a explicar as razões que o levaram a colecionar e a transformar objetos, recolhidos por colegas seus do departamento do lixo, dando-lhes um carater didático, no âmbito de vários ciclos: da água, do vinho, do pão, do mel e do azeite.

IMG_2736  

Dentro do processo de produção destes produtos, talvez o que mais impressionou todos os presentes tenha sido os engenhos construídos pelo Sr. Leonel no âmbito dos sistemas de irrigação e distribuição da água, com elementos representativos de todas as épocas, desde os romanos aos nossos dias, não faltando, aqui, a fonte cibernética!

Outros pontos de interesse foram o do trabalho da pedra e respetiva aplicação, a pavimentação, etc. Também pudemos observar objetos recolhidos relacionados com os diversos trabalhos camarários e que, de obsoletos, se dispõem no espaço para testemunhar e ilustrar um passado da História de Tomar.

 

Estamos gratos ao Sr. Leonel pela sua disponibilidade e pelo empenho e carinho com que apresenta tudo o que ao longo dos anos lhe saiu do saber, da imaginação, da dedicação e do trabalho árduo que, por amor à sua cidade, tanto o motivou!

Rosário Sousa

Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor