sábado, 24 de maio de 2025

Flores para o Museu da Festa dos Tabuleiros

A saga da confeção de flores continua, pela mão das senhoras que, ciosas do seu saber, se dedicam com alegria a esta causa.
Muita gratidão a todas as pessoas que colaboram neste projeto.





sábado, 17 de maio de 2025

Aula no exterior - Casa dos Cubos e Complexo Cultural da Levada

No dia 15 do corrente, no âmbito da disciplina “Multiculturalidade da História de uma Região num País”, as respetivas professoras acompanharam os alunos a uma aula no exterior, nomeadamente à Casa dos Cubos - Centro de Estudos Em Fotografia de Tomar e ao Complexo Cultural da Levada.
A primeira visita incidiu sobre a exposição "Dodging Nostalgia: filming and dealing with facts in industrial heritage sites", que resulta do projeto PAPER TRAILS: Histórias pós-industriais, memórias técnicas e práticas artísticas em Tomar, desenvolvido por investigadores e investigadoras da Unidade de I&D TECHN&ART do IPT… sobre o processo de desindustrialização que marcou as últimas décadas da história do concelho de Tomar, e que assim se encontra disponível ao público em geral e à comunidade académica de Tomar, até ao dia 1 de junho, na Casa dos Cubos, de terça a sexta, das 10h às 13h00 e das 14h às 18h, sábados e domingos, das 14h às 18h. Quem pretender pode visitar individualmente ou em família. Vale a pena!
A visita continuou no outro lado da rua, no Complexo Cultural da Levada onde se encontra patente uma exposição “Tomar Imaterial”.
Esta exposição tem como propósito documentar, preservar e valorizar o Património Cultural Imaterial do concelho de Tomar. Através de um levantamento detalhado de tradições, rituais e festividades locais, a mostra evidencia a riqueza simbólica e visual das celebrações tomarenses, desde procissões e cortejos até eventos populares. Refletindo a identidade coletiva da comunidade, estas manifestações culturais unem o sagrado e o profano, mantendo-se vivas através do tempo. Mais do que uma exposição, “Tomar Imaterial” é um convite à descoberta e valorização deste legado cultural único.
Os anfitriões, das respetivas visitas, contribuíram para o aumentar o nosso conhecimento.
Um grande bem-haja!

 

















sexta-feira, 16 de maio de 2025

Aula de Pintura de Móveis


No âmbito da aula “Pintura de Móveis”, professora e alunos "meteram as mãos nos móveis”, literalmente.
A professora Carla Estrela iniciou o projeto de restauro de móveis da nossa escola, com a colaboração dos seus alunos. É uma iniciativa que visa dar um aspeto mais moderno aos móveis, já com alguns anos e, simultaneamente, de aprendizagem com a mestre. No final, irá ficar um trabalho extraordinário. Ganhamos todos, principalmente a UST que vai ficar com móveis renovados.
Devemos pensar em grande, nesse sentido, de acordo com os planos da professora, para o próximo ano letivo, os alunos podem restaurar os seus próprios móveis, assim haja espaço. 
A jovem Carla anda entusiasmada e motiva os alunos. É bonito de se ver. A sabedoria, simplicidade e tranquilidade da professora a todos encanta.
Os professores da UST são todos espetaculares. Como se agradece, a estes voluntários, pelo tempo que doam em prol dos outros? Não há palavras que bastem.
Resta-nos desejar muita saúde e alegria de viver! Professores, alunos, administrativas, Município e quem ajuda, duma forma ou de outra, esta instituição a ir mais além. Todos.
Que a idade de todos nós não se transforme numa montanha impossível de escalar. Pode haver dias em que as nuvens da mente toldam o sol. No entanto, hirtes (tem dias) e sorridentes, vamos arredando as teias que embaciam a visão, e continuamos a caminhada íngreme dos anos, partilhando entreajuda possível.

A todos, um grande bem-haja!
                                                                                       
                                                         




terça-feira, 13 de maio de 2025

Festa da Alegria Primaveril...

No dia 8 deste mês, ocorreu a festa da Alegria Primaveril: À Conversa com Nuno Garcia Lopes… As palavras, a poesia, as leituras…
Foi uma tarde recheada de palavras emotivas e de poesia. O Nuno descreveu como surgiu cada um dos seus Livros.
As palavras sobre sentimentos podem causar sensações alegres ou tristes, depende de quem as ouve… foi o que aconteceu quando o autor narrou o conteúdo do livro “Os Balões Que Me Ensinaram a Voar” gerando uma carga emotiva a alguns presentes a ponto de, rolarem, pela face, umas lágrimas teimosas. A alegria também se manifesta nas palavras de homenagem e de saudade.
Obviamente foi uma festa de palavras, como foi anunciado no cartaz. Se fosse música seria uma festa de música. Cada uma na sua vez.
Contámos com a presença da Vereadora Rita Freitas que, com o seu maravilhoso entusiasmo e simplicidade, nos agraciou e encantou. A sua presença “aconchegou” a festa.
Sentimos a falta da nossa professora Fernanda Moucho que, infelizmente, não pode comparecer.
Após a tarde de palavras, passámos aos atos… pois não podia faltar o lanche, contemplado por uma panóplia de iguarias deliciosas, preparadas pela extraordinária equipa formada pela Comissão de Alunos. Sem a Comissão não seria possível organizar nenhum evento, culminando numa Universidade sem vida…
Ah, além da Comissão houve pessoas que colaboraram de uma maneira ou de outra, motivadas pela amizade. Muita gratidão. Não há palavras suficientes para agradecer.
Agradecemos ao Nuno Garcia Lopes pela sua disponibilidade.
Agradecemos igualmente a todos os presentes pela companhia e apoio, incluindo a administrativa Paula Bragança.
Também somos muito gratos à administrativa Elsa Seguro, apesar de não se encontrar ao serviço, por estar em recuperação de uma cirurgia, esteve presente no coração de todos nós.
No geral, foi um momento bonito!
A todos, um grande bem-haja!