sexta-feira, 8 de novembro de 2024

O Coro da UST no Instituto Politécnico de Tomar

O grupo de Canto Coral, além de atuar hoje na Festa do Marmelo, atuou, ainda, em horário distinto, no Instituto Politécnico de Tomar. Atuou com o mesmo espírito de entrega, dinamismo e alegria que o caracteriza. 








Festa do Marmelo - 2024

O nosso Coro e o nosso grupo de Danças Tradicionais participaram na Festa do Marmelo de 2024, com dinamismo e alegria, apesar das condições não serem as melhores, sobretudo para o Coro! Mas participou-se, espalhou-se a alegria de viver e sobretudo de viver a vida ativamente.




















Mural, na Universidade Sénior de Tomar, alusivo a Salgueiro Maia

Fernando José Salgueiro Maia, que a História consagra como o maior exemplo de coragem da revolução de 25 de Abril de 1974, considerado também um dos maiores símbolos da revolução, foi retratado, com mestria, na nossa UST - Colégio Nun’ Álvares - pela pintora Sílvia Marieta. 

Salgueiro Maia chegou a frequentar este Colégio quando o seu pai veio viver para Tomar, devido à profissão de Ferroviário que o obrigava a mudar frequentemente de residência. Maia nasceu em Castelo de Vide, no ano 1944. Faleceu aos 47 anos, no Hospital Militar de Belém, no dia 3 de abril de 1992. Está sepultado no cemitério da sua terra natal. O Mural é uma justa homenagem a este grande homem! 

A pintora Sílvia Marieta vive em Tomar há nove anos e dedica-se à pintura a tempo inteiro. Já realizou vários trabalhos artísticos como o que está no muro da rotunda das Calçadas e tem participado em várias exposições. Encontrando-se na Levada uma exposição sua. O atelier de pintura desta artista situa-se na rua Pedro Dias.
Parabéns à artista e continue a surpreender-nos!


 





quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Festa do Marmelo -2024

Festa do Marmelo e magusto Solidário nos próximos dias 8 e 9 de novembro, das 9h00 às 18h00, na tenda do Mercado Municipal de Tomar!
A existência de marmelais nas margens do Rio Nabão e de um lugar denominado “Marmelais“ motivou a valorização deste fruto, o marmelo é consumido tradicionalmente em Portugal, na época do outono. Pela sua versatilidade e riqueza nutricional, pode ter várias utilizações, nomeadamente culinárias e medicinais.
Este fruto e seus derivados, há muito que faz parte dos hábitos alimentares, quer consumido em fresco quer na produção de bolos, compotas, geleias, doces, licores, marmelada, produtos medicinais, salgados, xaropes e outros.

Programa:

Sexta 8
9h00 – Animação Phelan Naois (música com história)
9h30 – Inauguração
10h00 – Universidade Sénior Tomar
11h30 – Grupo de Cantares Sénior da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
14h00 - Rancho Folclórico do CIRE
14h30 – Magusto solidário c/ animação

Sábado 9
9h00 – Animação Phelan Naois (música com história)
11h00 – Patinagem Artística (Sporting Clube de Tomar)
14h00 – Trebaruna – Danças Históricas e Párias Danças Infantis (Thomar Honoris)
15h00 – Coro Polifónico da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira
16h00 – Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira
17h00 – Tuna Templária do IPT




terça-feira, 5 de novembro de 2024

Walking football, como funciona?

AS INSCRIÇÕES CONTINUAM A DECORRER NA SECRETARIA DA UST.

Idade para se inscrever: A partir dos 50 anos.

Esta atividade inicia-se na sexta-feira. Esperamos por si. Queremos ajudar a dar vida aos anos.
É das 9h às 10h. Talvez pareça cedo, mas de manhã é que se começa o dia. Ganha anos de vida nesta atividade e com qualidade, depois é sempre a acumular.

Walking football, como funciona?

No walking football não se pode correr, apenas caminhar. Os ataques e o contacto físico próximo também são limitados. Esta modificação torna este jogo uma opção mais segura do que o futebol tradicional, mantendo todos os principais benefícios do aumento da atividade física.

Em primeiro lugar, o walking football tem como objetivo permitir que continue a divertir-se, adaptando a modalidade à sua idade: menos ou nenhum contacto, um esforço cardíaco calculado e menos tensão ao nível articular e muscular. Além disso, no terreno, o walking football exige-lhe o máximo daquilo que consegue dar: a ausência de bloqueios e de corrida obriga-o a trabalhar a sua capacidade de antecipação e o seu posicionamento à defesa. Claramente, o walking football incentiva-o a jogar com o cérebro.

Em segundo lugar, o walking football traz-lhe também benefícios no dia a dia: perda de peso, redução dos níveis da diabetes e do colesterol, estimulação do sistema cardiovascular; é a sua oportunidade de viver uma segunda juventude, continuando a manter afastados os seus adversários. Tem de concordar que é mais agradável do que o bridge.


Tenho Dores Crónicas - Qual o melhor exercício para mim?


O convite do Filipe é excelente. Mais uma oportunidade a não perder.

"Caro amigo/a,

No próximo dia 9 Novembro (sábado) às 10h, irei dar uma palestra ao ar livre junto ao Carvalho da Biblioteca Municipal.
O tema da Palestra será:
Tenho Dores Crónicas - Qual o melhor exercício para mim?
Depois da palestra iremos fazer uma caminhada até à Mata dos 7 Montes, em ritmo moderado.
Gostaria muito de contar com a sua presença, bem como de outras pessoas que queira trazer consigo.
O evento é totalmente gratuito.
Um abraço
Filipe Ferreira