terça-feira, 5 de março de 2019

Visita de Estudo ao Paço Ducal- Vila Viçosa e Castelo de Évoramonte

No dia 28 do mês de fevereiro, no âmbito da disciplina "História de Tomar" e de "Gestão Multicultural", a visita de estudo foi até ao Paço Ducal- Vila Viçosa [almoçando naquela vila alentejana] e ao Castelo de Évoramonte.
No Paço Ducal encontra-se arquitetura renascentista, manuelina, mudéjar, maneirista, barroca e neoclássica. Destacam-se diversas salas, por ex., a Sala dos Duques ou dos Tudescos que é o salão nobre e a maior do paço, com teto decorado com caixotões representando os 17 duques até D. José I e os pais do 1º Duque e Duquesa, também a Sala das Virtudes, com teto artesoado, com caixotões pintados com as sete virtudes teologais e morais, a salientar a Fé, a Esperança, a Caridade, a Prudência, a Justiça, a Fortaleza, a Temperança e a Sapiência.  As suas cinco portas comunicam com o fronteiro Jardim das Damas. Tem uma enorme capela e um sumptuoso Pavilhão da Música, com representação da história de Tobias, com as armas dos Duques de Bragança. Existem, ainda, outras salas dignas de destaque. Nos jardins encontram-se as antigas cocheiras e cavalariças reais.
Na visita ao Castelo de Évoramonte, percebe-se através da história exposta em placares informativos, espalhados pelos salões do citado castelo que, teve um papel crucial no restabelecimento da Paz. Foi nesta localidade que aconteceu a Convenção de Évoramonte, no dia 26 de maio de 1834, pondo fim a seis anos de guerra civil entre absolutistas e liberais. Os dois príncipes irmãos, D. Miguel e D. Pedro, disputaram o direito à coroa numa guerra sangrenta que arrasou o país. Este Castelo também é conhecido pelo Castelo da Paz, devido ao importante facto acima narrado.
No dia 30 de maio haverá repetição do mesmo percurso dando oportunidade aos alunos que não puderam ir neste dia.
Bem hajam!





















































Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor