domingo, 29 de outubro de 2017

Primeira Visita de Estudo do ano letivo 2017/18

A primeira Visita de Estudo do ano letivo de 2017/18 ocorreu no dia 26 do mês vigente nomeadamente ao Cromeleque dos Almendres e ao Menir dos Almendres na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe – Évora, isto na parte da manhã. Após o almoço, num restaurante com uma vista deslumbrante, mesmo ao pé da Ermida de Nossa Senhora da Visitação, fomos ao Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, com uma exposição permanente e, de seguida, ao Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo, todas estas visitas aconteceram no âmbito da disciplina História de Tomar lecionada pela professora e Coordenadora da UST Rosário Sousa.

-O Recinto Megalítico (ou Cromeleque) dos Almendres é o maior monumento megalítico da Península Ibérica, um dos mais antigos do mundo e dos mais importantes da Europa. Foi construído há cerca de 7000 anos, quando a humanidade fazia a transição, na Europa Ocidental, de caçadores-recoletores para pastores e agricultores.

-O Centro Interpretativo da Gruta do Escoural é um espaço com uma pequena exposição arqueológica de introdução à visita da Gruta (com vestígios de arte rupestre paleolítica), tutelado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo. A Gruta é constituída por várias salas e galerias que serviram populações há cerca de 50 000 anos, que ilustraram o seu interior com cenas do seu quotidiano. Não pudemos visitá-la porque encontra-se sujeita a diversas restrições e condicionantes. As visitas de grupo não podem exceder as 10 pessoas.

-Quanto ao Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo tivemos o privilégio em ouvir e observar toda a sua história. Um momento muito rico culturalmente!

Quem não teve a oportunidade de conhecer, aproveite quando surgir alguma ocasião. Seguramente vale a pena.
Correu tudo muito bem.
Obrigada pela compreensão e apoio!

As fotografias ficaram muito bem devido ao emblemático local, às pessoas serem muito coloridas e aos excelentes fotografos. 
Bem hajam!




 



























Sem comentários:

"Natureza e Bem-estar" no Horto do Amor